A candidíase no homem é chamada cientificamente de balanopostite, e ela pode ser diagnosticada através dos sintomas típicos da doença.
A candidíase masculina pode ser causada pelo contato íntimo com parceira infectada ou devido a uma baixa no sistema imune. Já seu tratamento, pode ser feito com medicamentos em dose única ou através do uso de pomadas, que devem ser aplicadas na região diariamente. A escolha do tratamento varia de acordo com a gravidade da doença.
Sintomas da candidíase no homem
Os sintomas da candidíase no homem, geralmente, são:
- Dor/Ardor no contato íntimo;
- Vermelhidão, inchaço e placas esbranquiçadas na glande;
- Corrimento parecido com o sêmen na cueca.
Os sintomas da candidíase masculina só se manifestam quando existe uma grande quantidade do fungo no órgão genital. Em pequena quantidade é normal que o homem, apesar de estar contaminado, não apresente nenhum sintoma.
É comum que nem todos os sintomas estejam presentes ao mesmo tempo, havendo uma alternância entre eles.
Foto da candidíase no homem
Diagnóstico da candidíase no homem
O diagnóstico da candidíase no homem deve ser feito pelo médico urologista, após observar a região. Se os sintomas da candidíase peniana estiverem presentes, não é necessário realizar nenhum exame para confirmar a doença, caso contrário, indica-se a retirada de parte da secreção para análise microscópica.
Tratamento para candidíase no homem
O tratamento para a candidíase no homem pode ser feito através de remédios, como a pomada Fluconazol, que deve ser utilizada diariamente por, aproximadamente, 7 a 10 dias. Entretanto, pode-se optar pelos comprimidos de Fluconazol 150 mg, Cetoconazol 200 mg ou outro anti-fúngico indicado pelo médico.
Alguns cuidados que o homem deve ter durante o tratamento da candidíase masculina são:
- Manter uma boa higiene de toda a região;
- Não ter relações durante o tratamento, mesmo com preservativo;
- Evitar comer alimentos doces e ricos em carboidratos;
- Fortalecer o sistema imunológico, consumindo mais alimentos ricos em vitamina C diariamente.
Tratamento caseiro para candidíase no homem
O tratamento caseiro para a candidíase no homem pode ser feito com o iogurte natural, assim como nas mulheres, mas pode ser ligeiramente incômodo. Uma outra possibilidade é lavar a região genital com o chá de barbatimão.
- Para o chá: coloque 1 xícaras de cascas de barbatimão em uma panela, juntamente com 1 litro de água, e deixe ferver por 15 minutos. A seguir, acrescente 1 colher de suco puro de limão e lave a região com este chá 3 vezes ao dia. Faça um novo chá todos os dias e use esse remédio caseiro por, aproximadamente, 1 semana.
Causas da candidíase no homem
No homem, a causa do desenvolvimento da candidíase é o contato íntimo com uma parceira infectada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário