A coceira na vagina pode ser sintoma de alergia ou candidíase, por exemplo. Quando ela é causada por uma reação alérgica, a região afetada é, na maior parte das vezes, a mais externa. Neste caso, o uso de calcinhas que não sejam de algodão e de calças jeans diariamente podem causar irritação e aumentar a coceira.
Quando a coceira é interna, ela pode ser causada pela presença de algum fungo ou bactéria e o sintoma pode vir acompanhado de inchaço e de corrimento. Muitas vezes, a causa da coceira é a candidíase, uma doença causada pelo desequilíbrio dos fungos que, normalmente, habitam esta região.
Outros sintomas característicos da candidíase são:
- Coceira na região interna e externa da região íntima da mulher;
- Corrimento branco, tipo leite coalhado, com ou sem mau cheiro;
- Dor/ardor ao urinar.
Neste caso o que se recomenda fazer é marcar uma consulta médica e realizar exames para diagnosticar a causa da coceira na vagina.
Tratamento para coceira na vagina
O tratamento para coceira na vagina depende da sua causa. Quando ela é causada pela candidíase, o tratamento pode ser feito com o uso de antifúngicos orais e pomadas para candidíase, receitados pelo ginecologista.
No entanto, quando ela é causada por uma reação alérgica é importante identificar a causa da alergia para o sucesso do tratamento.
Como evitar a coceira na vagina
Para evitar a coceira na vagina é indicado:
- Usar roupa íntima de algodão;
- Ter uma boa higiene feminina, lavando somente a região externa, com sabonete próprio para a região, mesmo após o contato íntimo;
- Evitar o uso de calças muito justas, para impedir a elevação da temperatura local;
- Utilizar preservativo em todas as relações, para evitar a contaminação com as DSTs.
Outro fator importante é a alimentação, devendo-se evitar o abuso de doces e de frituras.
Um ótimo remédio caseiro para a coceira na vagina causada pela candidíase é lavar a região íntima com de ervas preparado com alecrim, sálvia e tomilho porque esta mistura possui propriedades antimicrobianas, inibindo também o crescimento excessivo de fungos, além de ter propriedades calmantes e regeneradoras sobre a mucosa da região.
Ingredientes
- 375 ml de água
- 2 colheres (de chá) de tomilho seco
- 1 colher (de chá) de alecrim seco
- 1 colher (de chá) de sálvia seca
Modo de preparo
Ferva a água, adicione as ervas e deixe descansar tampado por, aproximadamente, 20 minutos. Coe esta infusão e utilize-a como solução de limpeza da região íntima 2 vezes por dia.
Remédio caseiro para coceira na vagina com uva-ursina
Um outro ótimo remédio caseiro para coceira com uva-ursina é tomar o chá e fazer um banho de assento preparado com esta planta medicinal porque ela possui propriedades antimicrobianas que diminui a proliferação da Candida albicans.
Ingredientes
- 1 xícara de água fervente
- 2 colheres (de chá) de folhas secas de uva-ursina
Modo de preparo
Adicionar a erva à água fervente e deixar em repouso, devidamente tapado, por cerca de 10 minutos. Tomar de 3 a 4 vezes ao dia.
Para o banho de assento é aconselhado utilizar 4 colheres (de chá) de folhas secas de uva-ursi para 1 litro de água. Depois de morno e coado, colocar numa bacia e permanecer sentado nesta água por cerca de 20 minutos
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMaizana e bom pra passar depois de tomar banho
ResponderExcluir